A nova advocacia

Advogado de terno encostado na parede ouvindo música e mexendo no celular

O profissional do direito que está chegando ao judiciário, provavelmente, não terá que aprender a passar fax para realizar protocolo no TJ, numerar todas as folhas de uma ação a ser distribuída na justiça do trabalho ou correr para fazer um protocolo em processo físico antes do fórum fechar.

Nos últimos anos os sistemas utilizados pelo poder judiciário evoluíram muito, todas as distribuições são eletrônicas, o sistema passou a aceitar a inclusão de áudios e vídeos e os processos físicos foram digitalizados.

É, a revolução digital demorou para chegar em território tão tradicional, como é o judiciário, mas veio para ficar.

Não dá nem para imaginar a nossa vida sem o PJe, apesar dos estresses diários com suas inconsistências ele é o nosso “mal necessário”, nos deu agilidade, facilidade, economia e abriu um leque de possibilidades.

Não é só o sistema de peticionamento eletrônico que a tecnologia trouxe para o nosso dia a dia, ela mudou o perfil do advogado e a forma de advogar, o que vai desde o “legal design” até os julgamentos telepresenciais.

Recentemente a pandemia de covid-19 mostrou a todos que não precisamos estar presentes fisicamente para realizar nosso trabalho com qualidade, bem como celebrar audiências e julgamentos.

Com uma boa internet, o smartphone se torna a sala de audiência e nela podemos ouvir testemunhas de outros estados ou países, reduzindo o tempo desprendido com precatórias e rogatórias, empregando celeridade ao processo.

E com essas “descobertas” os escritórios estão se desfazendo do espaço físico e o mesmo vem acontecendo com os prédios alugados pelo poder judiciário. No lugar de um escritório todo trabalhado no mogno, o futuro demanda uma boa internet, um computador de qualidade e sede por inovação.

As novas ferramentas disponíveis no mercado ajudam até na elaboração das nossas petições! Basta abrir o Word e digitar o código do caso e uma peça com cabeçalho e endereçamento surge na sua frente.

Há sistemas que buscam teses e montam o “Frankenstein” apenas sendo necessário ajustes simples. Sim, a inteligência artificial é uma realidade.

Outros sistemas prometem layouts mais arrojados e que certamente tornam a petição mais atrativa para quem lê. Até o QRcode salta do cartão de visita para a peça e de lá para onde o seu imaginário puder te levar.

A imagem da peça, a forma como nos comunicamos com o juiz e com nossos clientes também demandam atenção, já que para não ser pulverizado neste mercado é necessário estar atento ao novo.

Nós, advogados, que sempre nos preocupamos em nos atualizar quanto a legislação, jurisprudência, doutrinas etc., temos que acompanhar a evolução tecnológica, dominar esse mundo da informação e nos moldar as necessidades atuais da sociedade.

Já somos 1.223.485[1] advogados no Brasil, dessa forma, para se manter neste universo em constante mudança, e muito concorrido, é necessário se atualizar, acompanhar a evolução e evoluir também. Você vem?


[1] https://www.oab.org.br/institucionalconselhofederal/quadroadvogados – consultado em 22/06/2021

Photo by Nick Fewings on Unsplash

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo