4 ª Revolução Industrial e seu Impacto na Advocacia

Chip de computador
Photo by Alexandre Debiève on Unsplash

Você já ouviu falar em Revolução 4.0? Ela reúne diversos desenvolvimentos tecnológicos com características disruptivas, especialmente as relacionadas ao crescente poder computacional, processamento de grandes bases de dados, internet das coisas, robotização, biotecnologia, impressão 3D e novos modelos de mercado que provocam uma ruptura nos padrões, modelos e tecnologias já estabelecidos no mundo atual.

É um conceito do mercado criado recentemente que abrange as principais inovações tecnológicas ligadas à inteligência artificial e robotização, e que são aplicadas às linhas de produção com objetivo de agregar valor ao produto, economia e maior assertividade nos processos da indústria, gerando um novo modelo de mercado onde as empresas através do produto fornecido promovem transformação substancial no cotidiano e comportamento dos consumidores.

 A realidade de comportamento dos consumidores, empresas, empregadores e empregados mudaram radicalmente, o que evidencia o surgimento de um novo período de grandes revoluções industriais. Com as fábricas inteligentes, novos modelos de negócios e gestão, empresas digitais, fintechs e startups, diversas mudanças estão ocorrendo na forma em que os produtos são manufaturados, vendidos e comprados, o que tem ocasionado impactos em diversos setores do mercado.

Uma era marcada pelo avanço rápido e transformador da tecnologia com um impacto substancial no cotidiano da vida humana e das organizações. No mercado de trabalho, todas as áreas e profissões passam a integrar e assimilar essa revolução. Assim, surge nesse contexto, a Advocacia 4.0.

No ramo do Direito, a advocacia – uma profissão bastante tradicional – começa a ser impactada pela Revolução 4.0, sendo quase impossível ir contra as inovações tecnológicas. O próprio sistema se encarrega de direcionar as necessidades atuais dos clientes aos novos modelos e soluções do mercado digital.

No mercado jurídico, os escritórios de advocacia possuem como clientes grandes corporações empresariais com uma infinidade de dados e informações e que demandam um novo modelo e metodologias de gestão diferenciada, enfrentando o desafio diário de reinventar e revolucionar a prestação de serviço jurídico.

 Surgem então novas tecnologias no mercado voltadas à advocacia e aos profissionais do ramo, sejam voltadas especificamente para o mundo jurídico, seja afetando-o indiretamente, gerando profundas modificações na forma como o advogado exerce a atividade jurídica.

Daí surge uma nova modalidade de profissional jurídico: o advogado 4.0, que, além de dominar as ferramentas de tecnologia, possui a capacidade de analisar dados e gerar diagnósticos com o objetivo de aperfeiçoar sua atuação e gerar resultados mais eficientes.

Surgem também novas ciências do Direito, entre elas a Jurimetria, que nada mais é que a aplicação de métodos estatísticos e numéricos relacionados à realidade Jurídica através de dados, tecnologia, gestão e visão estratégica a partir da análise de tudo que envolve o Direito, sendo possível medir e raciocinar, de modo numérico, os problemas relacionados ao Direito e os seus impactos no mundo o qual está inserido.

A Jurimetria tem sido utilizada em conjunto com softwares jurídicos, BI (Business Intelligence), Excel e outras ferramentas, visando gerar prognósticos sobre as decisões e comportamentos do Poder Judiciário, controle de processos, visão de resultados e outros, com o objetivo de antecipar informações e tomar decisões estratégicas e pontuais, a fim de obter um melhor resultado.

Além disso, o mercado jurídico possui diversas plataformas digitais como a Linte, Netlex, Silex, Contraktor entre outras que, através de robotização, confeccionam peças processuais, o que possibilita ao profissional mitigar erros humanos, maior agilidade e mais tempo para exercer as atividades intelectuais da prática advocatícia.

No âmbito nacional, os tribunais de justiça estão caminhando, ainda que a passos lentos, para a implantação de plataformas digitais para tramitação dos processos, permitindo encurtamento de distância, diminuição de papéis e maior agilidade nos julgamentos.

Essas plataformas digitais implantadas pelos tribunais trazem uma maior facilidade na obtenção de informações dos processos através de automação, robôs e inteligência artificial, o que propicia a captação de dados em tempo real, sendo possível gerar informações e cruzamentos de dados e decisões, para mapeamentos assertivos e atuação diferenciada em cada juízo, instância ou tribunal. 

Tudo isso se mostra uma verdadeira revolução na área jurídica, uma das profissões mais tradicionais da história e que até pouco tempo se mantinha resistente e acreditando que não seria atingida pelas inovações do novo século, está inserida e imergindo cada vez mais no mundo da tecnologia para aplicação do direito.

A nova realidade do mundo está evidente, sendo certo que a transformação tecnológica atingiu de maneira geral o mundo das organizações, tendo como resultado uma das transformações mais importantes da humanidade.

Nosso desafio aqui, como profissional do Direito, é entender que a tecnologia é uma grande aliada para exercício eficiente da profissão e que a advocacia está evoluindo a outro patamar, motivo pelo qual precisamos apenas nos adaptar.

One thought on “4 ª Revolução Industrial e seu Impacto na Advocacia

  1. Excelente abordagem da Advogada. As mudanças tecnológicas estão alcançando o Direito e mesmo com toda a sua característica de tradicionalidade, está aos poucos cedendo às mudanças, necessárias e iminentes. Não tem como fugir, até porque o grande volume de ações em curso no judiciário hoje, depende de um olhar digital e estatístico para para gerar dados assertivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo